Empresa de diretor da EBC pode ter sido paga por gabinete de deputado para influenciar pautas em rede nacional.
Uma denúncia recebida por nossa redação tem levantado suspeitas graves sobre a possível utilização da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) em manobras políticas que teriam como alvo o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Segundo as informações encaminhadas, o diretor executivo da EBC, Daniel Fernandes Merli, conhecido no campo político maranhense como “Mago Merli”, estaria articulando, de dentro da estatal, a divulgação de pautas em rede nacional com viés negativo contra a gestão estadual.
A denúncia aponta ainda que Merli mantém relação direta com o deputado federal Márcio Jerry (PC do B -MA). De acordo com documentos e relatos obtidos, o gabinete do parlamentar estaria realizando pagamentos a Merli, supostamente por serviços de mídia, mas que na prática teriam como finalidade o uso de sua influência dentro da EBC para tentar desgastar a imagem do governador Brandão em nível nacional através de pautas com conteúdo manipulados.


Vale destacar que a ligação política de Daniel Merli com o Maranhão não é novidade: ele já exerceu o cargo de secretário de Comunicação e Articulação Política durante o governo de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atualmente, conforme dados públicos, Merli recebe pouco mais de R$ 21 mil mensais na função de diretor executivo da EBC além de empresario. A acusação reacende o debate sobre a possível instrumentalização da comunicação pública nacional para atender a interesses políticos partidários de grupos ligados ao vice governador Felipe e seus aliados como o deputado federal Márcio Jerry.
Ate o momento não conseguimos contatos com os citados.

