Alerta de Golpe: Criminosos voltam a usar nome de advogado em falso WhatsApp no Maranhão

Publicada em

A população de Parnarama e cidades vizinhas deve redobrar a atenção diante de mais uma tentativa de golpe praticada por criminosos que estão utilizando aplicativos de mensagens para enganar vítimas.

O advogado Dr. Rodrigo Laércio, um dos juristas mais reconhecidos e conceituado da região dos Cocais, teve novamente seu nome e imagem usados por estelionatários. Desta vez, o número (99) 99142-7386 foi associado a um falso WhatsApp criado pelos golpistas.

Segundo relatos, os fraudadores utilizam plataformas clandestinas para acessar contatos da agenda da vítima e, a partir disso, iniciam conversas enviando mensagens que simulam pedidos de ajuda. Entre as modalidades observadas estão:

  • Solicitação de pagamento de boletos que na verdade são depositos de bancos eletronicos;
  • Pedidos de transferência via PIX para contas de terceiros;
  • Supostas ajudas financeiras para manutenção de veículos em estradas;
  • E até cobranças de falsas despesas processuais.

Dr. Rodrigo Laércio destacou que, além do risco financeiro, existe ainda a possibilidade dos criminosos se passarem pela vítima e repassarem dados de clientes ou processos, aumentando o alcance do golpe.

Este é o segundo caso em que o nome do jurista é utilizado por golpistas. O advogado tomou conhecimento da nova tentativa após amigos receberem mensagens suspeitas. “É fundamental que todos estejam atentos e não realizem qualquer tipo de pagamento sem confirmação direta”, alertou.

A Delegacia de Polícia Civil de Parnarama (MA) confirmou que casos semelhantes seguem em investigação e reforçou a orientação para que, em caso de suspeita de fraude, a população procure imediatamente a delegacia para registrar ocorrência e adotar as medidas cabíveis.