Trabalhadores de autoescolas protestam em São Luís contra novas regras para obtenção de CNH

Publicada em

Trabalhadores de autoescolas realizaram, na manhã desta quinta-feira (23), uma carreata pelas principais avenidas de São Luís para protestar contra a proposta do governo federal que retira a obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ato percorreu o Parque do Rangedor e a Avenida Jerônimo de Albuquerque, reunindo dezenas de veículos.

Com faixas e cartazes, os manifestantes expressaram preocupação com o impacto da medida sobre o setor. Uma das mensagens dizia: “Não ao desemprego, valorizem os profissionais de autoescola”. A Polícia Militar acompanhou a manifestação, que ocorreu de forma pacífica.

A proposta, que deve ser encaminhada pelo presidente Lula, prevê que candidatos das categorias A (moto) e B (carro) possam estudar de forma autônoma, eliminando a carga mínima de 20 horas-aula. Instrutores autônomos credenciados pelos Detrans poderão substituir os Centros de Formação de Condutores (CFCs), e o governo estima que o custo para tirar a CNH possa cair até 80%. O projeto ainda precisa ser aprovado para valer de fato e, até lá, as regras atuais seguem válidas.

Source link