A pesquisa INOP para o Governo do Maranhão divulgada nesta quinta-feira (25) reforça a percepção do declínio do grupo político ligado ao ex-governador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal. Sem a presença de seu principal líder, a corrente que já foi dominante no Maranhão perde espaço e protagonismo, enquanto novos líderes ascendem politicamente.
No cenário atual, dois nomes protagonizam a disputa: o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, reeleito com expressiva votação e consolidado como liderança na capital e região metropolitana – como um dia fora Jackson Lago, e Orleans Brandão, que amplia presença no interior a partir de sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas.
À direita, Lahesio Bonfim, médico e ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, mantém recall eleitoral, mas enfrenta dificuldade em atrair apoios consistentes.
Já o chamado “dinismo”, hoje representado pelo vice-governador Felipe Camarão, aparece cada vez mais enfraquecido e distante da centralidade que ocupou nos últimos anos.

