Operação desarticula grupo envolvido com tráfico e lavagem de dinheiro no MA e PI

Publicada em

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou nesta quarta-feira (22) a segunda fase da Operação Cela 03, que visa desarticular o braço financeiro e operacional de uma facção com atuação interestadual. A ofensiva investiga crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Segundo o Gaeco, o grupo atua principalmente nas cidades de Timon e Teresina. As provas obtidas na primeira etapa da operação, realizada em agosto de 2024, revelaram um esquema de tráfico e comércio ilegal de veículos furtados e roubados. Nesta fase, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís expediu 15 mandados de prisão preventiva e vários mandados de busca e apreensão, todos cumpridos sob segredo de justiça.

A operação mobilizou 180 agentes públicos, entre promotores, servidores e policiais dos dois estados. O Gaeco-MA contou com o apoio do Gaeco-PI, além da Polícia Militar do Maranhão (11º BPM de Timon) e da Polícia Militar do Piauí (BOPE e BEPI) na execução dos mandados.

Source link