Motociclistas que atuam por aplicativos como Uber, 99 e iFood planejam realizar uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira (17) em São Luís. O ato, articulado em grupos de WhatsApp com mais de 300 participantes, é uma reação ao que os trabalhadores classificam como abusos de autoridade por parte de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
De acordo com a organização do protesto, os manifestantes devem se concentrar nas proximidades do cruzamento da Forquilha e seguir em direção ao Elevado da Cohama, pela Avenida Jerônimo de Albuquerque. O grupo afirma que pretende protestar de forma pacífica, mas com grande adesão de mototaxistas e entregadores por aplicativo.
Nos últimos dias, vídeos de agentes da SMTT envolvidos em perseguições a motociclistas e em abordagens consideradas excessivas circularam nas redes sociais. A revolta cresceu após o vazamento de um suposto ranking interno de multas, em que servidores seriam destacados conforme o número de autuações.

