O Governo do Maranhão lança, no próximo dia 27 de julho, o programa Cuidado em Saúde Mental na Pós-Graduação no Maranhão, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) em parceria com a Fundação Escola de Governo do Maranhão (EGMA). O projeto vai oferecer acolhimento psicológico, formação e ações de promoção do bem-estar para até 200 pesquisadores ao longo de um ano.
Voltado a mestrandos, doutorandos e bolsistas vinculados à FAPEMA, o programa será desenvolvido em oito turmas, com até 25 participantes cada. A formação terá carga horária de 25 horas, distribuídas em cinco módulos sobre saúde mental, prevenção ao adoecimento acadêmico, manejo do estresse e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Além das atividades formativas, os participantes contarão com acompanhamento de uma rede de profissionais especializados em saúde mental e participarão de oficinas voltadas à promoção da saúde física, integrando o cuidado emocional à qualidade de vida.
Segundo a FAPEMA, a iniciativa foi criada diante do aumento dos casos de ansiedade, depressão e insônia entre pós-graduandos brasileiros. A proposta é fortalecer a permanência na pós-graduação e valorizar a produção científica por meio de uma política pública voltada ao cuidado com quem produz conhecimento.
As inscrições e o cronograma das turmas serão divulgados nos próximos dias pelos canais oficiais da FAPEMA e da EGMA.

