Governo e grupo americano avançam em tratativas para instalação de refinaria

Publicada em

O Governo do Maranhão recebeu executivos da multinacional americana Oil Group para alinhar detalhes sobre a instalação de uma refinaria de petróleo na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira. O empreendimento é considerado o projeto-âncora da área e deve gerar cerca de 2,3 mil empregos diretos e indiretos. A reunião aconteceu na quarta-feira (3).

A refinaria terá capacidade inicial de 20 mil barris por dia, podendo chegar a 50 mil barris/dia em etapas futuras. A estrutura da ZPE contará com 8 milhões de metros quadrados, ramal ferroviário e ligação com o Porto do Itaqui, de onde será escoada a produção. O presidente da Oil Group, Martin Wittstrom, reforçou o apoio recebido no estado e disse estar confiante no avanço das negociações.

“Tivemos uma reunião fantástica com a Investe Maranhão. Estamos recebendo muito apoio e estou muito entusiasmado com o que aconteceu aqui hoje. É o tipo de suporte que você precisa para desenvolver um projeto como este. Nossa reunião de hoje é uma extensão do encontro em Paris, onde iniciamos discussões mais sérias sobre como proceder com o projeto”, afirmou.

O governador Carlos Brandão também repercutiu o encontro. “Seguimos colhendo os frutos da missão que realizamos em Paris. Recebemos no Maranhão os representantes da Oil Group e estamos em tratativas para definir a instalação da empresa em nosso estado. Durante a visita à ZPE de Bacabeira e ao Porto do Itaqui, apresentamos toda a estrutura que o Maranhão oferece”, escreveu nas redes sociais.

Source link