O deputado federal Duarte Júnior, vice-presidente da CPMI do INSS, protagonizou momentos de confronto com o ex-ministro da Previdência do governo Jair Bolsonaro, Ahmed Mohamad Oliveira, durante a sessão desta quinta-feira (11).
Duarte cobrou explicações sobre a renovação de acordos de cooperação técnica (ACTs) com entidades suspeitas de participação no esquema que teria desviado recursos de aposentados e pensionistas em todo o país. O parlamentar questionou a relação do ex-ministro com Antônio Antunes, conhecido como “careca do INSS”, apontado como procurador de diversas associações envolvidas nas fraudes.
“O senhor renovou ACTs com entidades representadas pelo “careca do INSS”, que desviaram milhões dos aposentados. Como explicar que uma dessas associações saiu de R$ 135 de arrecadação mensal para mais de R$ 14 milhões, sem chamar sua atenção? O senhor diz que não conhecia Antônio Antunes, mas assinou documentos que o tinham como representante. Isso precisa ser esclarecido”, disparou Duarte, acusando o ex-ministro de contradições e omissões.
Durante as perguntas e respostas, o advogado do depoente chegou a passar orientações, momento em que o parlamentar pediu a interrupção do ato e a reposição do tempo.

