Direita apoia PEC da Anistia e esquerda vota contra no MA; Centrão se divide

Publicada em

A votação da urgência do projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro escancarou as divisões da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, refletindo as posições ideológicas de cada partido e seus respectivos líderes regionais. No geral, foram oito votos a favor, oito contra e uma abstenção.

No campo da direita, pelo PL, Detinha, Josimar Maranhãozinho (presidente de honra da sigla no estado e articulador do partido), Junior Lourenço (que controla o Avante no Maranhão) e Pastor Gil votaram a favor da anistia. O mesmo fizeram Allan Garcês, do PP, e Marreca Filho, presidente estadual do PRD, além de Josivaldo JP (PSD) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, também seguiu essa linha. Amanda Gentil, do PP, votou contra.

À esquerda, a oposição à proposta foi liderada por Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, e pelo petista Rubens Pereira Jr. Eles se somaram a Duarte Júnior, do PSB. Marcio Honaiser, do PDT, não estava presente.

No Centrão, o MDB mostrou divisão: enquanto Cleber Verde, presidente municipal do partido em São Luís, preferiu se abster, Hildo Rocha votou contra a urgência. Juscelino Filho, do União Brasil, também foi contrário, assim como Fabio Macedo, presidente estadual do Podemos. Pedro Lucas Fernandes, que preside o União Brasil no Maranhão, votou a favor.

Source link