O ministro Flávio Dino provocou polêmica nesta segunda-feira (3) ao se referir a supostos traficantes mortos na operação realizada realizada pelas Forças de Segurança do Rio de Janeiro como “meninos e meninas durante discurso no simpósio promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em São Luís. A fala ocorreu enquanto o ministro criticava a desigualdade no tratamento do crime organizado no Brasil.
“O crime organizado não está no morro. O crime organizado não está nos bairros periféricos e populares. Ou alguém acha que aqueles jovens têm dinheiro para comprar fuzil?”, questionou Dino.
“O dinheiro do narcotráfico não está embaixo do colchão desses meninos e meninas. Está nas mesas dos restaurantes de luxo, nos bancos, nas fintechs e no mercado imobiliário”, afirmou o ministro.
Dino, que também já comandou o Ministério da Justiça, reforçou que o papel do Judiciário é “aplicar a lei penal no lugar certo” e combater o “garantismo de ocasião” que, segundo ele, protege “as elites de sempre”.

