Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou a frequência de nomes e sobrenomes brasileiros. Os dados foram divulgados pela plataforma Nomes no Brasil, lançada nesta terça-feira (4) com base no Censo 2022. Uma pesquisa por nomes famosos na política maranhense revela curiosidades. Por exemplo, há 151 brasileiros com o sobrenome Sarney, além de 89 homens batizados como Sarney, em homenagem ao ex-presidente da República.
O estudo mostra ainda que 246 pessoas carregam o sobrenome Braide, o mesmo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Já 2.867 brasileiros têm o sobrenome Dino, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino. Também aparecem 2.778 registros de Camarão, referência ao vice-governador Felipe Camarão.
Outros nomes chamam atenção: 522 homens foram batizados como Laesio, igual ao ex-prefeito Lahesio Bonfim, embora a versão com “h” não conste no banco de dados, e 802 brasileiros se chamam Orleans, mesmo nome do secretário estadual Orleans Brandão.

