O avião que caiu na tarde deste domingo (5) com o vereador Beto Castro a bordo não está registrado em nome do parlamentar. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave pertence a Jamaria Andreia Mendes Morais, que adquiriu o modelo em 2022. O avião tem autorização apenas para uso privado.
O registro mostra que o bimotor Piper PA-31 Navajo, de matrícula PT-VRS, tinha situação de aeronavegabilidade normal, mas de uso exclusivamente privado, sem poder realizar voos comerciais ou transportar passageiros mediante pagamento, no modelo conhecido como “táxi aéreo”.
O parlamentar ludovicense viajava na companhia da esposa, Raquel Lacerda, e de outras três pessoas além do piloto quando o avião perdeu sustentação durante a tentativa de pouso e saiu da pista. Minutos depois, a aeronave pegou fogo, mas todos os ocupantes conseguiram sair a tempo, sofrendo apenas escoriações leves.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas e controlaram as chamas. A área foi isolada e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve realizar perícia para apurar as causas do acidente. A Anac ainda deve ser acionada para verificar se houve irregularidade na operação da aeronave.
Confira as informações sobre o registro da aeronave aqui

